Cinco dicas de como cuidar do seu cachorro nesse Inverno

A temporada mais fria do ano chegou e, assim como nós, os pets também precisam de cuidados especiais nessa época do ano. Se você quer que seu cachorro fique mais quentinho e aconchegante nesse Inverno, continue a leitura!

 

O inverno também provoca uma queima maior de calorias no corpo dos pets. Como a temperatura do ambiente fica mais baixa, o organismo dos cachorros precisa trabalhar com mais intensidade para manter a temperatura interna ideal, que varia entre 37 e 39 graus.

 

Nossos pets sofrem, não é mesmo? Se a temperatura externa cair demais, eles ainda correm o risco de ficarem doentes.

 

Por mais que muitos cachorros sejam mais peludos, isso não é suficiente para aquecer o corpo dos pets. Para manter seu cachorro sempre saudável nesta estação, separamos algumas dicas:

 

  • Cuidado com a alimentação

As refeições devem ser complementadas com vitaminas e ingredientes selecionados. Por isso, é bom pensar em uma ração de melhor qualidade que possa auxiliar nesse trabalho dobrado que o organismo exercerá para dar conta de manter a temperatura ideal.

Se você quiser, pode complementar a alimentação do seu pet com leite morno, que deve estar fervido e fresco. Fora isso, não forneça alimentos próprios para humanos. Eles podem conter toxinas ou levar seu cachorro a desenvolver outras doenças.

Aqui na SomosTodosPet você encontra a ração preferida do seu cachorro, e ainda pode fazer sua encomenda pelo WhatsApp, sem precisar sair de casa nesse friozinho.

 

  • Fique de olho na quantidade de ração

Os animais, assim como a maioria das pessoas, também têm a tendência de ingerir mais comida no Inverno. Diante disso, você deve monitorar a quantidade de ração que seu cachorro come, para evitar a obesidade.

Porém, você não pode dar a mesma quantidade do verão, pois biologicamente o corpo vai precisar de mais energia, que vem dos alimentos. O cálculo deve ser o seguinte: ofereça 30% a mais de ração durante o inverno para o seu cachorro, se comparado ao verão. Desta forma, você nem estará facilitando a obesidade tampouco deixando que o cãozinho fique faminto.

 

  • Quanto mais frio, mais água!

Manter o corpo hidratado é super importante para o nosso organismo – e dos pets também. Como ingerimos menos líquido no frio, e o mesmo acontece com os cachorros, abuse da criatividade para que ele sinta necessidade de beber água. Deixe-o mais ativo, faça-o correr.

 

  • Evite banhos ao ar livre

Assim como a alimentação, os hábitos de higiene dos pets também sofrem mudanças no Inverno. Isso porque a hora do banho pode abrir as portas para tosse nos cães.
A dica, para quando for dar banho no seu cachorro em casa, é manter a água em temperatura morna e jamais dar banho ao ar livre, com correntes de ar. Se preferir, use o secador de cabelos para secar os pelos mais rápidos e aquecer o couro deles. Mas fique atento: cuidado com as altas temperaturas do equipamento para não queimar a pele do cachorro.

 

  • Mantenha-o num lugar protegido do vento e da chuva

Outro cuidado muito importante no Inverno é com o abrigo do seu cachorro. A casinha do cachorro precisa estar protegida do vento e da chuva.
Evite fazer essa mudança bruscamente, pois ele pode não se adaptar e passar a rejeitar o espaço. Aos poucos, vá incluindo mantas mais quentinhas ou mude de lugar para deixá-lo mais quentinho.
Na dúvida, disponibilize sempre um potinho com água limpa para ele, bem próximo à ração. Isso vai evitar também que eles bebam água da chuva, que pode até estar contaminada.

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia mais sobre como escolher o melhor veterinário para seus pets – Quer saber como escolher o melhor veterinário para o seu pet?

 

Fonte: Clube para Cachorros

2 thoughts on “Cinco dicas de como cuidar do seu cachorro nesse Inverno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *